1.PLANEJAMENTO
Estude as características jurídicas do negócio e defina a natureza jurídica da empresa. Após a escolha, defina o tipo de tributação mais adequado de acordo com o provável faturamento do negócio.
2. CÓDIGO CNAE
Empresas são identificadas através do código CNAE. Para consultá-lo é necessário acessar o site do Concla IBGE. Após localizá-lo, verifique se a atividade da empresa é permitida ou impeditiva no Simples Nacional. Caso seja impeditiva, escolha outro regime, como o Lucro Presumido ou Lucro Real.
3. DOCUMENTAÇÃO
Separe todos os documentos necessários para realizar a abertura da empresa do zero.
Documentos do empreendedor:
RG OU CNH;
CPF
Certidão de casamento (se for casado).
Comprovante de endereço.
Documentos para a empresa:
Comprovante de endereço comercial onde será a sede da empresa (se for diferente do endereço residencial);
IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou outro documento que conste a Inscrição Imobiliária, ou Indicação Fiscal do imóvel que irá abrigar o estabelecimento.
4.CONTRATO SOCIAL
O Contrato Social representa o nascimento oficial da empresa contendo todos os dados do negócio. Com todos os documentos em mãos é hora de gerar o contrato social que pode ser emitido na Junta Comercial do estado da empresa ou cartório de registro.
5.CADASTRO
Para garantir o acesso aos portais e canais da Receita Federal e Previdência, é necessário realizar o cadastro no Portal Gov.br com o contrato social em mãos.
6.VIABILIDADE
O sexto passo é solicitar a viabilidade da empresa preenchendo um formulário no site da Junta Comercial do seu estado, gerando um protocolo Redesim.
7.ABERTURA REDESIM + DBE
Com a viabilidade deferida, preencha o sistema do Coletor Nacional dentro do Redesim e gere o Documento Básico de Entrada (DBE)
8. REGISTRO – JUNTA COMERCIAL
Com o DBE gerado e documentos em mãos, realize o processo de abertura no sistema da Junta Comercial do seu estado para dar entrada no pedido de abertura da empresa. Aqui o CNPJ será gerado após o deferimento na Junta Comercial.
9.INSCRIÇÃO MUNICIPAL
Faça a Inscrição Municipal na prefeitura da cidade onde a empresa foi aberta. Para isso, leve todos os documentos gerados nos passos anteriores.
10. LICENCIAMENTO
O último passo consiste no licenciamento que autoriza a empresa a iniciar as atividades e pode ser feito no site da Junta Comercial do seu estado.
Link da notícia: https://www.jornalcontabil.com.br/como-abrir-uma-empresa-do-zero-passo-a-passo/
Att. Equipe Conmar Contabilidade