Ter a orientação de um profissional especialista para auxiliar na gestão financeira da empresa e nas responsabilidades tributárias, contábeis, trabalhistas e comerciais é essencial, por isso a importância de contar com uma contabilidade assertiva. Quem investe na carreira como digital influencer e já tem nichos bem definidos e entrega conteúdos de qualidade a seu público, pode transformar o que era apenas um hobby ou renda extra em negócio. Nessa hora, ter a ajuda especializada de um contador é indispensável. Veja na leitura a seguir como um contador pode ajudar a consolidar a profissão de digital influencer. A abertura de empresa é uma das melhores maneiras pelas quais um influencer pode organizar suas operações, adquirir credibilidade e ainda economizar no pagamento de impostos. Com o apoio de uma assessoria contábil, fica mais fácil lidar com esse processo, que é tão importante. Isso porque a criação de uma pessoa jurídica permite o registro da sua marca, viabiliza a contratação de funcionários e ainda permite que você emita nota fiscal. Com essa vantagem, é possível atribuir funções a pessoas especializadas que trabalham com vínculo empregatício. Além disso, você ainda pode transformar seu faturamento com Ads no YouTube e “publis” no Instagram em parte da receita da sua empresa. Dessa forma, ao dividir o rendimento em um pró-labore menor e uma distribuição de lucros maior, seu ganho se torna bem menos sujeito à incidência do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Além da distribuição de lucros, um influencer ainda consegue reduzir sua carga de impostos por meio de um planejamento tributário. Essa estratégia é composta por três práticas principais, nesse caso, que são:
Organização das obrigações fiscais;
Análise das opções de regime tributário;
Revisão dos CNAEs registrados para evitar a incidência de certos impostos.
Tudo isso pode ser feito com mais facilidade com o apoio de uma assessoria contábil, o que aponta novamente para a importância de se contar com um profissional desse setor. Gerir as finanças de um influenciador digital também certamente não é uma tarefa fácil. Isso porque existe um fluxo de transações mais complexo do que parece. Por isso, é importante botar tudo no papel e calcular o lucro de cada ação, seja ela de marketing, de parceria, ou de conteúdo orgânico. Além disso, é importante organizar a parte financeira de modo a garantir a saúde das suas finanças. O rendimento de um influencer está constantemente sob risco, seja por causa das mudanças no algoritmo das redes sociais ou por causa das mudanças no mercado. Por isso, é crucial contar com o apoio de profissionais contábeis que entendam de finanças.
Link da notícia: https://www.jornalcontabil.com.br/digital-influencer-precisa-da-assessoria-de-uma-contabilidade/
Att. Equipe Conmar Contabilidade