Quem nunca ouviu – ou falou – “não aguento mais o meu trabalho” ou “não aguento mais o meu chefe”?
Frases como essas são comuns no dia a dia de trabalho — mas, quando vão parar nas redes sociais, é desabafo ou ofensa? Será que pode gerar demissão?
Para responder essas e outras dúvidas, o g1 conversou com especialistas em direito do trabalho sobre o uso das redes sociais.
O “desabafo” nas redes sociais podem sim, levar a uma demissão, pois pode ser entendido como má conduta do trabalhador. O desligamento pode ser alegado até como justa causa, afirma a advogada Lariane R. Del-Vechio, especialista em direito do trabalho.
A demissão não é a única punição aplicada pelas empresas nesse tipo de situação: o trabalhador pode também receber uma suspensão ou uma advertência.
São considerados como má conduta todos os atos que afetem a imagem da empresa, as regras legais ou algo que ofenda a dignidade de alguém. Atitudes racistas e preconceito também podem ser motivos para o desligamento.
A advogada afirma que o uso das redes sociais durante o horário de trabalho também pode resultar em demissão.
De acordo com advogado Fabiano Rosa, os principais motivos que geram demissões em relação ao uso das redes sociais estão relacionados à valoração do conteúdo produzido ou, em alguns casos, de violação às regras internas da empresa em relação à vedação ao uso das redes sociais durante à jornada de trabalho.
Entre as principais situações estão:
Abusos ou exageros de exposições ou opiniões;
Atitudes que revelem a intimidade de integrantes da equipe ou de clientes;
Críticas públicas à empresa, em especial quando utilizadas palavras de baixo calão;
Utilização da marca da empresa de forma indevida;
Má utilização da imagem pessoal do profissional quando vinculada à imagem da empresa;
Quebra de sigilo profissional;
Link da notícia: https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2022/06/22/quando-o-desabafo-vira-demissao-os-cuidados-que-o-trabalhador-deve-ter-ao-postar-nas-redes-e-o-que-as-empresas-podem-fazer.ghtml
Att. Equipe Conmar Contabilidade